Malhar no inverno aumenta em 30% a queima calórica

O inverno chegou, e junto o vento gelado e as temperaturas mais baixas já estão dando o ar da graça. E junto com o frio, surge aquela preguiça de movimentar o corpo. A assiduidade na academia muda e os parques ficam mais vazios. Andressa Carolina Zytkowski, professora de Educação Física, em Curitiba, alerta que no inverno é mais fácil ganhar peso e por isso é importante manter a prática de atividade física nesta época.

 

“No inverno é comum o maior consumo de alimentos, principalmente aqueles mais gordurosos, na tentativa de manter o corpo aquecido. Se a pessoa deixar de praticar exercícios nesse período, a chance de ganhar peso é maior”, afirma. As pessoas que estão habituadas não devem parar de se exercitar. E aos sedentários, Andressa avisa: “qualquer época do ano é aconselhável para começar a prática de atividades físicas”.

A professora ressalta que, de acordo com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), se exercitar no frio aumenta em até 30% a quantidade de calorias queimadas. “Isto ocorre para o corpo manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Desta maneira, as mudanças fisiológicas geradas pelas baixas temperaturas podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no organismo”, explica.

 

Movimentar o esqueleto no frio contribui para o emagrecimento e aumenta a disposição e o bem-estar para a realização das tarefas cotidianas. Os adeptos de atividades ao ar livre podem se refugiar do vento e da chuva na academia. “Algumas academias, como a Companhia Athletica, são climatizadas e isso pode ajudar o indivíduo a manter a frequência neste período. Com a temperatura agradável, inclusive nos vestiários, o aluno pode malhar, tomar banho no local e ir embora, sem muito sofrimento”, observa.

 

 

DEIXE A MOLEZA DE LADO


Andressa enfatiza que é preciso vencer a preguiça para manter o corpo saudável. “Não adianta deixar de fazer exercícios no inverno e depois tentar compensar os abusos e recuperar a forma no verão. Muitas pessoas têm este costume, que não é aconselhável devido à sobrecarga gerada no organismo”, orienta. Para começar, é importante fazer um aquecimento mais longo, de no mínimo 20 minutos, para evitar lesões ou estiramentos musculares.

 

A recomendação em relação ao vestuário continua a mesma – roupas leves. O excesso de trajes provoca perda demasiada de sais minerais. Calça e casaco de moletom são as peças mais indicadas. A hidratação também é fundamental antes, durante e depois da atividade física, pois a transpiração causa perda de líquidos. No final, o ideal é substituir as roupas molhadas por secas para evitar choque térmico ou resfriados.

 



Fontes:www.bemparana.com.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA - SEXTA

6h às 22h

​SÁBADOS

8h às 12h

ENDEREÇO

CLN 108, bloco “D”, Sala 102 (sobreloja),

CEP: 70744-540 Brasília-DF.
Ponto de referência: Em frente ao Beirute.
myfit@studiomyfit.com.br

Tel: 61 3340-0030
 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

LOCALIZAÇÃO