Alimentação saudável combate o estresse

Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-Br - seção brasileira da entidade) aponta que 70% dos brasileiros, economicamente ativos, sofrem tensão excessiva em seu cotidiano. Portanto, o número de estressados pode ser estimado em 24 milhões e a alimentação, pouco saudável que boa parte destes brasileiros adotam em seu cotidiano, é um dos motivos. Sendo assim, algumas iniciativas isoladas como o programa Unimed na Praça, desenvolvido pela Unimed Catanduva, tem surtido efeito positivo nestes números. 

A ação, sob a orientação da nutricionista Larissa Volpini Rapina, realizou 1,8 mil atendimentos constatou o sobrepeso em mais de 50% dos entrevistados. O projeto acaba de ser premiado, com o Prêmio Nestlé de estímulo à pesquisa científica nacional, por levar dicas de como combater o sedentarismo e a obesidade, assim como a falta de qualidade de vida e bem estar, por intermédio de uma alimentação saudável. “Fazer seis refeições pequenas ao dia já é regra. Porém, se deve também substituir, principalmente, as refeições menores (lanche da manhã e lanche da tarde) por alimentos naturais e evitar os industrializados. 

Isso seria consumir frutas ou vitaminas de frutas, por exemplo, ao invés de bolachas e de barrinhas de cereais”, diz. Numa linha mais tecnológica, o projeto Vhita é focado na simplicidade e visa proporcionar qualidade de vida a longo prazo. O objetivo é incentivar o equilíbrio do organismo, por meio de uma linha de produtos que suplementam a saúde do corpo, em cápsulas gelatinosas ou comprimidos, para serem ingeridas diariamente. “Com a possibilidade de se viver cada vez mais é importante ter em mente que viver mais só é bom se for com saúde. 

Para isto, você precisa se perguntar: "o que está fazendo para chegar ao fim da vida de forma saudável?” diz o engenheiro químico Paulo Reimann, que fundou o projeto Vhita, com o apoio de Henry Okigami, referência em farmacologia e pesquisas no País, e cujos produtos focam o bem estar, prevenção e longevidade ao repor os nutrientes perdidos no dia a dia. O engenheiro afirma que o estresse e o desgaste físico e emocional, aliados ao sedentarismo, contribuem para a perda de nutrientes. O que leva a necessidade de se ter não apenas uma alimentação equilibrada e uma rotina de atividade física regular, mas aumentar a necessidade de reposição de nutrientes no corpo. 

Hoje existem, no mercado, diferentes iniciativas de estímulo à vida saudável. Mas, segundo Reimann, são raras as pessoas que conseguem só consumir o que é saudável todo o tempo. “Quem não enfia o pé na jaca, um dia ou outro? E, tem mais, mesmo quem só se alimenta de orgânicos, se morar ao lado de um canavial que faz queima de cana, e respira o ar poluído, também está exposto aos danos que vão roubar os nutrientes do seu organismo. Por este motivo, quanto mais opções de se adotar pequenas atitudes que podem culminar com resultados especiais, é importante para a saúde como um todo”, diz.

 

O engenheiro químico Paulo Reimann, que fundou o projeto Vhita, afirma que o melhor remédio para qualquer doença é a prevenção. E precaução é uma missão do projetoVhita, que tem o objetivo de produzir as melhores fórmulas nutricionais e proporcionar um perfeito equilíbrio entre corpo e mente, com foco em prevenção, proporcionando maior longevidade aliada à qualidade de vida. “Queremos que as pessoas adotem um estilo de vida para que, quando olharem para trás, não tenham nenhum arrependimento, e sim, a certeza de que aproveitaram ao máximo a vida, com vitalidade, energia e alegria. Ou seja, o conceito que alicerça o projeto Vhita é proporcionar mais vida para a sua vida”, afirmou.

 

A nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, alerta para a necessidade de se incluir frutas na rotina de alimentação. “As frutas são fontes de água, vitaminas, sais minerais, açúcares, carboidratos, fibras e proteínas”, diz. A nutricionista lembra ainda que, além de sua ingestão in natura, é possível degustá-las de outras maneiras. Como, por exemplo, em forma de smoothies e sucos. “A farinha de banana verde também é uma excelente opção, pois é fonte de amido resistente, que fornece energia para o crescimento das bactérias benéficas da microbiota intestinal. O óleo de abacate também é uma ótima sugestão, pois ele é coadjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares e da próstata e no combate à diabetes, além de auxiliar na perda de peso, no fortalecimento do sistema imunológico. O produto ainda ajuda a retardar o envelhecimento e traz saúde à pele e aos cabelos”, afirma.

 

O brasileiro naturalizado americano Bernando LaPallo, que completou 107 anos em agosto, recomenda por meio de livros e DVDs, ter uma vida controlada, sempre regada a muito azeite de oliva. “Faço minhas alimentações sempre no horário. Evito o açúcar e como peixes diversos, umas duas vezes, por semana, mas sem exagero. Se você se alimenta de produtos de alto valor nutricional, especialmente pela manhã, o seu apetite será muito menor e isso regulará o nível de açúcar no sangue e até a aparência física rejuvenesce. Já que a mudança acontece de dentro para fora”, afirma o centenário.

 

Outro fator imprescindível para uma vida saudável é a ingestão de líquidos e uma alimentação leve neste período de seca. De acordo com a nutricionista Fernanda Uliana, de Rio Preto, todos sofrem muito com o tempo seco, e o clima de deserto. “É muito importante a ingestão de líquidos e a alimentação super leve. A sugestão é ingerir chás nutritivos e fáceis de fazer, assim como sucos e comer muita saladas. Evidente que o ideal é aproveitar sempre as frutas de época (abacaxi, melancia, melão, entre outros), e não esquecer jamais de sair com uma garrafinha de água à mão”, diz.

 

Confira os benefícios de alguns alimentos que, além de coloridos, são repletos de aromas e de nutrientes


:: Abacate: fonte de ômega 9 que auxilia na redução e controle do colesterol. Seu consumo ajuda na redução do cortisol, hormônio relacionado à compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. Deve ser consumido com moderação devido ao alto valor calórico. Lembre-se que ingerir com colheradas de açúcar não vale

:: Açaí: rico em antioxidantes como a antocianina, a fruta combate a ação dos radicais livres, prevenindo contra o câncer e o envelhecimento. Também fonte de ômega 9, a fruta previne contra doenças cardiovasculares pois auxilia na redução e controle do colesterol. É uma excelente fonte de energia para o organismo. Consuma moderadamente, pois o açaí possui alto valor calórico

:: Abacaxi: fonte de bromelina, uma enzima que ajuda na digestão. Possui, ainda, efeito diurético. Dessa forma, ajuda na eliminação dos líquidos retidos

:: Maçã: Possui propriedade adstringente. Por isso é excelente para a garganta e as cordas vocais. Em sua casca, ela possui a pectina que auxilia na redução do colesterol, da glicose e evita a constipação intestinal. Fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células

:: Mamão: contém papaína, uma enzima que melhora a digestão. Seu consumo contribui para a melhora do funcionamento intestinal. A fruta também é fonte de betacaroteno e auxilia no bronzeamento da pele

:: Melão: rico em potássio, um mineral que ajuda na redução da pressão arterial. Também é fonte de bioflavonóides que possuem excelente ação antioxidante e antiinflamatória. Suas sementes são excelentes fontes de cálcio. Contém grande quantidade de água, ajudando na hidratação do organismo. Assim, contribui para a saúde e beleza da pele

:: Morango: fruta rica em ácido elágico, antioxidante que protege contra o câncer e retarda o envelhecimento. Rico em vitamina C, aumenta a imunidade, dá resistência aos tecidos, auxilia a cicatrização de ferimentos, evita hemorragias, atua contra infecções e melhora a memória

:: Uvas vermelhas: sua composição é rica em substâncias que ajudam na redução e controle do colesterol e da pressão arterial. Seu consumo previne contra doenças cardiovasculares. Ricas em resveratrol, antioxidante que protege contra câncer

:: Banana: fonte de potássio, mineral que auxilia na redução da pressão arterial. Contém triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar. Por isso, pode ajudar na melhora do humor

:: Goiaba: fruta rica em vitamina C, fortalece o sistema imune. Contém licopeno, antioxidante relacionado à prevenção contra o câncer de próstata e estimula o bronzeamento

:: Laranja: fonte de vitamina C, reforça as defesas do organismo e possui ação antioxidante

:: Maracujá: fonte de vitamina A e C, além de fibras solúveis que contribuem para o controle do colesterol e da glicose. Possui baixo valor calórico


Fonte: Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde

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