Dicas para evitar o efeito sanfona

A promessa de perder peso fazendo dietas milagrosas atrai muitas pessoas que lutam com a balança. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois algumas dietas podem contribuir para um aumento posterior do peso, provocando o famoso o efeito sanfona.

 

Segundo o nutrólogo André Veinert, para que o emagrecimento seja duradouro ele deve ser feito por etapas e de forma saudável. 

 

— Muitas pessoas adotam diversas dietas para conseguir o peso ideal, mas não pensam em como essas dietas podem ser prejudiciais. A maioria das dietas restritivas, sem o acompanhamento de um médico, provocam o efeito sanfona — afirma o especialista.

 

Dietas restritivas podem deixar o organismo sem os nutrientes indispensáveis para a saúde, além de fazer com que a pessoa acabe enjoando de consumir sempre os mesmos alimentos, voltando posteriormente a alimentar-se em excesso e, consequentemente, a ganhar peso.

 

— Isso acontece porque a pessoa não consegue mudar seus hábitos alimentares, apenas segue um cardápio até conseguir emagrecer — ressalta o nutrólogo.

 

Como ocorre o efeito sanfona?

De acordo com o nutrólogo, as células de gorduras incham e se dividem quando a pessoa come muito e de forma descontrolada.

 

— O cérebro tende a interpretar a eliminação de peso como uma ameaça ao organismo, por conta disso, ele passa queimar menos caloria e tornando o metabolismo lento. Sendo assim, esse efeito provocado no organismo só colabora para ao efeito sanfona — diz Veinert.

 

Para evitar prejuízos à saúde, é importante adotar hábitos alimentares por meio de um plano de emagrecimento feito com um profissional e aliar a alimentação com a atividade física.

 

— O caminho para emagrecer por meio de um plano alimentar e exercícios físicos pode ser longo, mas é o único que irá garantir uma perda de peso saudável — comenta o nutrólogo.

 

Confira alguns dicas do nutrólogo para evitar o efeito sanfona:

 

Faça mais refeições
Para quem está perdendo peso é recomendado se alimentar de três em três horas para evitar comer demais no lanche da tarde ou no jantar. O ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia com intervalos regulares.

 

Não exclua nutrientes da dieta
Muitas pessoas cortam o carboidrato durante a noite por acreditar que esse é um método eficaz para perder peso mais rápido. Mas, assim que se corta o carboidrato, o organismo começa a gastar a energia reserva e, por isso, a maioria das pessoas que seguem esse tipo de dieta reclama de cansaço, má qualidade de sono e indisposição.

 

Coma devagar
Você acaba ingerindo mais alimentos, pois a fome leva mais tempo para ser saciada e também prejudica a absorção dos nutrientes e a digestão.

 

Cuidado com os alimentos saudáveis que engordam
É preciso ter muito cuidado na hora de escolher alguns alimentos e principalmente ficar de olho na quantidade consumida. Os azeites, queijo branco, granola se forem consumido em grandes quantidades pode contribuir para o ganho de peso.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA - SEXTA

6h às 22h

​SÁBADOS

8h às 12h

ENDEREÇO

CLN 108, bloco “D”, Sala 102 (sobreloja),

CEP: 70744-540 Brasília-DF.
Ponto de referência: Em frente ao Beirute.
myfit@studiomyfit.com.br

Tel: 61 3340-0030
 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

LOCALIZAÇÃO