Estudo revela que as dietas da moda funcionam, desde que sejam seguidas à risca

Quando o assunto é perder peso, a boa notícia vem de um estudo publicado no início de setembro no Journal of the American Medical Association (JAMA), indicando que as dietas da moda tem a mesma eficácia, desde que a pessoa se mantenha fiel ao regime.

Conforme a investigação, a diferença entre a quantidade de quilos perdidos nas diferentes formas de restrição alimentar é mínima e de pouca importância àqueles que querem emagrecer. No entanto, dietas acompanhadas de um apoio emocional e de exercícios físicos melhoram ainda mais os resultados.

 

— Queríamos ser os primeiros a comparar, baseados em evidências, todos os ensaios clínicos randomizados existentes sobre as dietas da moda para determinar a sua eficácia no que diz respeito à perda de peso — afirmou o pesquisador Bradley Johnston, principal autor do estudo.

 

Os pesquisadores analisaram 48 ensaios clínicos sobre diferentes tipos de dieta, incluindo mais de 7.200 adultos com sobrepeso e obesos, com idade média de 46 anos, e avaliaram a perda de peso após seis e 12 meses.

 

Comer vegetais verdes aumenta a imunidade

 

Entre os que realizaram a dieta por meio ano, os que optaram por restringir o consumo de carboidratos perderam 19 quilos a mais do que os que não estavam em dieta. Já os que fizeram dietas com restrição de gorduras perderam 17 quilos a mais.

 

Os voluntários que tiveram um suporte emocional e comportamental emagreceram cerca de sete quilos a mais, quando comparados aos que não optaram pelo acompanhamento. Após um ano, aqueles que aliaram a dieta aos exercícios físicos emagreceram até quatro quilos e meio a mais que os sedentários.

 

— Dada a popularidade das dietas em todo o mundo, sentimos falta de uma pesquisa abrangente para examinar seus benefícios reais. No geral, as diferenças entre as diferentes dietas foram pequenas na perda de peso — complementou Geoff Ball, professor e especialista em obesidade da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta, no Canadá.

 

O estudo, acrescentou Johnston, analisou as dietas realizadas a curto prazo, sendo necessária uma pesquisa mais abrangente para avaliar a eficácia das dietas a longo prazo e a saúde dos participantes.

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA - SEXTA

6h às 22h

​SÁBADOS

8h às 12h

ENDEREÇO

CLN 108, bloco “D”, Sala 102 (sobreloja),

CEP: 70744-540 Brasília-DF.
Ponto de referência: Em frente ao Beirute.
myfit@studiomyfit.com.br

Tel: 61 3340-0030
 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

LOCALIZAÇÃO