Os primeiros passos de um aluno para um bom condicionamento físico

Ter um bom condicionamento físico é ter capacidade de dar conta de todas as atividades físicas cotidianas e ainda ter reservas suficientes de energia para enfrentar eventuais necessidades extras. 

Por exemplo, um adulto em suas condições normais, deve ser capaz de carregar compras consideravelmente pesadas ou correr para pegar um ônibus, sem ficar exausto e sem fôlego e é neste ponto que está o problema. Toda e qualquer atividade física exige um mínimo de condicionamento físico do ser humano. Ter um bom condicionamento não é o mesmo que ser um esportista, por exemplo.

Qual a única maneira de se adquirir e manter um bom condicionamento físico para executar as atividades básicas? Claro que todos sabemos que é fazendo exercícios físicos por pelo menos três dias na semana. Infelizmente, para muitos, a lista de desculpas para não fazer exercícios é interminável: falta de tempo, cansaço, falta de condição física. Mas o que precisa ficar claro é que os benefícios que você obterá compensam, e muito, os esforços que eles exigem. Antes de falar sobre os benefícios dos exercícios, você deve ter percebido que ora utilizo o termo atividade física, ora utilizo o termo exercício físico e vou explicar o porquê: 

Atividade física: é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros.

 

Exercício físico: é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros. 

Como pode ver, para executar atividades físicascom eficácia os exercícios físicos se fazem necessários, já que, melhoram  a eficiência do coração e dos pulmões e tornam os músculos mais fortes corrigindo a postura; contribui para a melhora da aparência física e ao aumento da sensação de bem-estar; relaxa e contribui para a qualidade do sono, além de tornar o ser humano capaz de lidar melhor com as tensões do dia-a-dia. Um ser humano que permanece ativo durante a vida toda, provavelmente viverá melhor. O hábito de fazer exercícios o conservará em sua melhor forma por toda a vida.

 

Preparo físico

Já sabemos que seu nível de condicionamento físico reflete, basicamente, à eficiência do coração, pulmões e músculos, assim como esta, por sua vez, depende da regularidade com que você faz algum exercício físico continuado. Para conseguir um bom condicionamento físico, seja para qual finalidade for, você não precisa ser capaz de participar de maratonas, por exemplo, necessita apenas da prática de algum tipo de exercício moderado, três ou quatro vezes por semana. O condicionamento físico é composto de três elementos distintos: força, flexibilidade e resistência. Em qualquer esporte, todos os três elementos devem estar presentes, em maior ou menor grau. Força é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo, como exemplo, nesse caso, força muscular suficiente para empurrar, puxar, levantar ou carregar pesos. 

 

Força

É uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo, como exemplo, nesse caso, força muscular suficiente para empurrar, puxar, levantar ou carregar pesos. 

 

Flexibilidade 

Pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento. 

 

Resistência

É a capacidade de fazer exercício em um ritmo constante, sem descansar, por um longo período.A melhor forma de iniciar um programa é escolher um exercício do qual você goste e que se encaixe na sua rotina diária. Deslocar-se a pé ou de bicicleta em vez de pegar o carro e subir as escadas em vez de tomar o elevador são maneiras simples de melhorar a forma física.É importante que esta melhora das condições físicas aconteça de forma progressiva. Você deve começar com uma atividade que traga benefícios ao seu corpo evitando os que o submeta a uma punição. Muito cuidado com os excessos! Exercícios físicos extenuantes também são prejudiciais, vá com calma. À medida que seu condicionamento melhora, vá aumentando o tempo e a intensidade dos exercícios.Não é preciso exagerar para melhorar a eficiência de seu corpo físico, mas você deve sim se propor a realizar certos esforços para transcender a zona de conforto, ou seja, transpirar, ficar um pouco ofegante assim como o aumento do ritmo cardíaco, são alguns exemplos das alterações fisiológicas recorrentes. Se estiver correndo ou andando, adote um ritmo que lhe permita conversar sem perder o fôlego. Atente-se sobre os sinais fisiológicos.As pessoas que estão muito fora de forma precisam, às vezes, interromper os exercícios para readquirir fôlego e a força. Aos poucos, mesmo os mais despreparados perceberão que estão conseguindo exercitar-se por um período mais prolongado sem ter de fazer interrupções. Consulte um profissional de Educação Física e sinta, dia após dia, os benefícios de uma vida ativa.

 

Fontes: www.universovocesaude.com.br

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