Recuperação completa de lesões é essencial para se evitar novas contusões 

Segundo pesquisador, um machucado do tipo pode provocar estragos durante 12 meses. 

 

O corpo humano é uma máquina projetada com peças individuais altamente especializadas e que trabalham em cadeia. A engrenagem viva é calculada para funcionar durante longos períodos. Mas, assim como nas invenções de lata, corre o risco de emperrar. Quando isso acomete um corredor, o repouso pode ser o melhor conserto. 

 

Mas a possibilidade de encostar o tênis durante algumas semanas é imediatamente descartada pelos mais apaixonados pelo esporte. Um estudo divulgado por pesquisadores da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) alerta os mais resistentes à ideia: lesões maltratadas desencadeiam, dentro de um ano, distensões musculares capazes afastar de vez os atletas e os amadores do asfalto. 

 

Apesar de a corrida ser uma das atividades mais populares do mundo — barato e acessível, o esporte tem pelos menos de 4 milhões de adeptos no Brasil —, há pouca informação sobre os riscos relacionados a ela. 

 

A falta de dados despertou a curiosidade de Bruno Saragiotto, na época aluno de mestrado da Unicid. Sob a supervisão de Alexandre Lopes, professor do programa de mestrado e doutorado em fisioterapia, Saragiotto revisou sistematicamente mais de 7 mil artigos.

 

De todos, encontrou 11 elegíveis para responder à questão central: quais são os fatores de risco para lesões na corrida?Ao contrário do esperado, o tênis e o alongamento desenvolvem papel secundário, concluiu Saragiotto. “Apesar de a literatura ser carente com relação a esse tema, um tópico já é consenso há décadas: alongamento não previne lesões em corredores. 

 

Outro tópico que muitas pessoas atribuem importância é o uso do tênis especial de corrida. Pode-se observar que os resultados seguem na mesma direção: eles não previnem contusões”, assegura Lopes.

 

 

Fontes: www.correiobraziliense.com.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA - SEXTA

6h às 22h

​SÁBADOS

8h às 12h

ENDEREÇO

CLN 108, bloco “D”, Sala 102 (sobreloja),

CEP: 70744-540 Brasília-DF.
Ponto de referência: Em frente ao Beirute.
myfit@studiomyfit.com.br

Tel: 61 3340-0030
 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

LOCALIZAÇÃO