Como evitar ansiedade: conheça sintomas, causas e tratamentos

Você já parou para pensar no que é ansiedade e o que ela causa? Para ficar mais claro, amestre em Psicologia e coach Cintia Seabra define de uma forma bem simples: ela é “um excesso de futuro”. Mas este traço de comportamento que é natural do ser humano, geralmente antes de acontecimentos importantes, pode se tornar – e se torna cada dia mais – um problema. “Muitas vezes as pessoas não estão dando conta do presente. Elas já começam a segunda pensando no sábado e no domingo”, compara Cintia.

De acordo com a psicóloga Renata Castro, do Equilibrium SPA da Mente, com o excesso vem o perigo de que esta característica se transforme em patologia. “A diferença de alguém com transtorno de ansiedade para quem tem ansiedade em níveis normais é que a pessoa classificada no transtorno não tem apenas momentos de pico. A ansiedade é persistente e/ou com pensamentos sistemáticos. É válido ressaltar que os níveis de ansiedade podem ser tão altos que se chega a ter sintomas físicos, como suor, falta de respiração e taquicardia”, explica.

 

Entre os transtornos relacionados à ansiedade, podemos listar o de pânico; o misto de ansiedade e depressão; o pós-traumático (TEPT); o obsessivo-compulsivo (TOC); o transtorno de ansiedade social; e o de ansiedade generalizada (TAG).

Este último, segundo Renata o mais comum deles, diferencia-se dos demais porque, enquanto nos outros a ansiedade é focada em algum aspecto (por exemplo, no medo, em um trauma ou em uma obsessão), no TAG a ansiedade está direcionada para todos os aspectos, havendo necessidade de respostas para tudo, com pensamentos incessantes para diversos eventos, preocupações excessivas e irreais. “Vive-se num mundo de 'se' e tenta-se ter resposta para tudo, numa busca incessante de controle do que está por vir, do futuro; e isso é impossível, gerando cada vez mais um alto nível de ansiedade”, completa.

Um outro problema é a compulsão alimentar. Segundo a coach Cintia Seabra, o “par ideal da compulsão é a ansiedade”. “A pessoa ansiosa busca na comida satisfação, essa comida acaba sendo para alimentar a alma e não apenas o corpo, o que causa sobrepeso. Aí você se sente mal, passa a ter menos contato com seu corpo, a ansiedade aumenta e você come por compulsão. É um ciclo”, alerta.

 

Evite e trate os transtornos de ansiedade


Em níveis normais, todos temos ansiedade, mas qualquer pessoa pode passar a ter um transtorno provocado por ela. “Atualmente, como temos acesso à tecnologia, e-mail no celular e redes sociais, é muito fácil ter sobrecarga de atividades, compromissos, atribulações, e as pessoas não conseguem dar conta de tudo aquilo e aí vem a ansiedade”, explica Cintia. Aqueles com dificuldades em alguma área específica, como casamento, trabalho ou saúde, por exemplo, também podem estar mais propensos, por projetarem no futuro a resolução destas questões.

 

A coach sugere, então, como evitar ficar muito ansioso. Para isso, mude de postura:trabalhe com prioridades, aprenda a dizer “não” e gerencie as diferentes áreas da vida.No entanto, acima de tudo, é essencial manter corpo e pensamento no presente. Cintia recomenda atividade física para favorecer o contato com o corpo. “Você vai notar sua respiração ofegante, vai perceber cansaço. Há uma mudança neuroquímica no cérebro para minimizar a ansiedade”, explica. Já para controlar o pensamento é preciso autoconhecimento: “As pessoas que padecem com ansiedade estão prestando atenção para fora, no externo. Elas querem corresponder à expectativa dos outros”.

Agora, se é tarde demais para prevenir ou controlar sozinho o problema, será necessário, além de sessões de psicoterapia, um acompanhamento psiquiátrico, com inclusão de medicamentos em casos mais graves, aponta Renata. Mas a psicóloga concorda que a alteração do estilo de vida é essencial para que o tratamento dê resultados. Cuidados como meditação, acupuntura, massagens relaxantes e a prática regular de exercícios físicos também são apontados por ela. “O indivíduo deve se conhecer e enxergar aquilo que lhe beneficia e lhe traz bem-estar para passar a fazê-lo rotineiramente”, diz.

 

 

 

Fonte: gnt.globo.com

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